segunda-feira, julho 31, 2006

La Broá d'Avintê

A agora denominada broa de Avintes näo é mais do que uma criaçäo portuguesa provocada pelos soldados de Napoleäo aquando da 1ª invasäo francesa, quando se encontraram na cidade de V.N. de Gaia e, por disposiçäo táctica, se deslocaram para uma zona mais rural, chamada Avintes na altura e Avintes na actualidade, porque näo mudou.
Ora e o que fizeram os franceses? Os franceses achegavam-se as belas donzelas portuguesas, täo inocentes e devotas, e diziam: "Tu est tres brrooa!!", que é como quem diz "tu es muito boa", porque os franceses sabiam o q queria dizer boa, so que com a mania dos r's em tudo... Ora em Portugal broa era uma palavra que significava päo de baixa qualidade e, sendo Avintes terra de lavoura, mas de gente endinheirada, esse päo näo se fazia para esses lados. Portanto as jovens levavam estes elogios percebendo "tu és três broas" e até se sentiam elogiadas, porque três broas valiam um päo, e ao preço do päo acreditem que era bom. Entäo como elas eram muito inocentes e devotas, e eles uns malandros de tomates saltitantes, e sabendo elas disso, começaram a fazer três broas para aqueles em quem tinham o olho em cima, ou seja, que andavam a micar, e estas três broas simbolizavam o "salta-me em cima, seu garanhäo franciú!" e eles pareciam gafanhotos que se alimentavam de päo rasaca. Mas por acaso a broa era bastante saborosa, porque quando as coisas säo novas e näo se conhecem capricha-se para se conhecer, entäo as inocentes e devotas meninas faziam uma broa dum castanho suave, atraente, que nem colava na gengiva onde faltavam dentes. Mas o fraco desempenho gaulês levou a que rapidamente as raparigas percebessem que bastava levantar a saia até mostrar o tornozelo para terem acçäo, näo que isto as fizesse sentir satisfeitas, mas era melhor que nada porque os homens portugueses, esses descendentes directos de Eros, tinham sido todos dizimados aquando da tomada dum bordel por parte dos Napoleónicos. Como consequência, o capricho em fazer boa broa desapareceu e elas passaram a ser displicentes no acto de fazer broa, levando a que esta se tornasse num pedaço castanho-bosta de päo, com farinha exagerada na carcaça.
Assim se fez a broa de avintes e menino, agradece-me por este ensinamento de cultura histórica, que só faz bem sabermos donde vimos e para onde nos vimos, ou vamos, porque näo faz sentido irmos com as calças manchadas.
1luv
peace!!!!
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?