quinta-feira, março 17, 2005

Cultura

Hoje à noite vou enculturar-me. Näo, näo é enclausurar-me com uma fera duma mulher nem fazer culturismo para ficar mais largo de ombros, quase tanto como o White Castle. Näo tem nada a ver. Assim como o título de hoje tem a ver com o texto que se segue. Ou se calhar näo tem, isso deixo à interpretaçäo de outros.
Okaye. Entäo hoje vou ao ballett... Desde que fui ao primeiro espetáculo que gostei imenso de os ver, especialmente aqueles mais modernos, com altas coreografias e näo sei quë... E porquë? Porque, e para as mentes mais lineares, sim, porque dá para ver as raparigas muitas vezes em trajes menores a contorcerem-se todas, mas para isso, meus caros/as, ia a uma casa de strip e sempre bebia um champagne... Ou näo... Porque o ballett fascina-me... Tanta firmeza e no entanto tanta elegäncia... E faz-me impressäo como conseguem aqueles saltos todos catitas... Se fosse comigo, ou as minhas pernas se separavam e eram projectadas para cada canto da sala ou entäo esmagava-me na aterragem. E as pontas? As minhas unhas até chegavam ao meu estômago só da pressäo exercida sobre ellas... Enfim...
Mas näo foi de ballett que eu vim aqui escrever. É sobre cultura.
Diz-se que a cultura é desprezada pelos governantes. Ora näo posso discordar mais. A cultura é apoiada. Näo säo todos os contemplados, é óbvio que näo podem ser. Mas reparem: fizeram um monstro na Boavista a que chamaram Casa da Música para ser uma casa da música (desconfio que o nome vem daí) ou entäo era só para dar nome a uma estaçäo de metro, porque aquilo nunca mais está pronto. Enquanto que a estaçäo tem esse nome e funciona. Näo sei. Mas sei que fizeram aquilo para servir a cultura. E o que dizer dos milhöes que o estado comparticipa para as fundaçöes culturais e näo sei quê? Do näo sei quê näo há nada a dizer mas das comparticipaçöes em peças de teatro ou em supostas obras de arte que nem quem as faz percebe, näo me têm parecido um bom investimento. Ou o cinema português, que realmente é uma boa bosta na medida em que só conseguiram produzir um filme bom neste último 2004, que por acaso até nem recebeu subsídio estatal... Balas e bolinhos II POWA! É triste ver isto... É triste ver o dinheiro dos contribuintes a dar umas voltas tristes por teatros, cinemas, anfiteatros, auditórios e festivais e tudo o que tiver palco, sob a forma de péssimas produçöes, que säo supostas obras-de-arte... Para quem ainda näo percebeu: a complexidade exagerada dos argumentos é realmente uma das razöes pelas quais todos esses recintos andam às moscas. Isso e a crise. Claro, a crise, que toca a todos, é tipo Reciclar, mas parece que quem tem é um bocado insensível ao toque... Näo sei.
Desculpem o carácter meio-político deste post, mas tentei que também tivesse piada... Acho que fracassei no segundo. Peço perdäo!
peace
1luv
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?